Em todo projeto de design de interiores a iluminação é uma grande aliada, além das luminárias decorativas e de criar uma iluminação adequada para determinado ambiente, ela pode e deve destacar objetos decorativos, demarcar espaços, auxiliar em tarefas específicas, valorizar elementos arquitetônicos e muito mais.
Para iluminação geral prefira peças minimalistas que quando apagadas se tornam imperceptíveis nos ambientes, mas quando acesas fazem toda a diferença e mostram sua beleza, uma tendência na iluminação de interiores e também em fachadas é a iluminação linear, ou seja, os perfis de LED, tanto embutidos quanto sobrepostos, criando traços iluminados de pequenas e grandes proporções em parede, piso, teto e mobiliário criando os mais variados desenhos. Por outro lado, temos luminárias decorativas que queremos que o desenho da própria peça chame a tenção mesmo quando apagadas, é o caso de alguns pendentes, luminárias de chão e até mesmo algumas arandelas, são itens que devem estar em harmonia com o restante da decoração.
Outro item que já é tendência e vem crescendo cada vez mais é a automação, que tem o objetivo de centralizar o comando de diversos equipamentos existentes na sua casa de forma simples, prática e confortável. Todos esses equipamentos podem ser controlados através do celular, tablet e até mesmo por comando de voz.
Na automação podemos automatizar diversos elementos, como as persianas, sistema de som, equipamentos de áudio e vídeo, som ambiente, câmera de segurança, ar-condicionado e iluminação.
A automação da iluminação nos possibilita criar vários cenários para um mesmo ambiente, controlando o acendimento das lâmpadas e sua intensidade, mas para que tudo isso funcione em harmonia precisamos contratar profissionais capacitados.
Helder Oliveira
Designer de Interiores – Lighting Designer